quinta-feira, 21 de maio de 2009

MELHORES PRÁTICAS


Protensão aderente de pré-moldados


Sistema é composto por bainhas e cordoalhas de protensão, aderidas ao pré-moldado por uma nata de cimento


Colaboração: engenheiro Evandro Porto Duarte, diretor da MAC - Sistema Brasileiro de Protensão


Montagem

Fotos: Marcelo Scandaroli
Fotos: Marcelo Scandaroli
A partir dos projetos de detalhamento, os cabos são instalados (elevados) após a montagem das armaduras passivas das vigas. Atenção especial com a região de ancoragem e do nicho, cuja face deve ser perpendicular ao cabo.


Corte e montagem das cordoalhas

Nessa etapa os cabos são preparados por meio do corte adequado das cordoalhas. Suas pontas devem contar com um comprimento adicional para o encaixe dos macacos de protensão. Em seguida, as cordoalhas são inseridas nas bainhas e posicionadas no interior da armação de aço doce.

Colocação das placas de ancoragens

Cuidado especial deve ser tomado durante a instalação das placas de ancoragens, para que as cordoalhas mantenham o perfil de projeto, de modo a ficarem alinhadas com a frente e fundo do macaco.

  

Equipamentos

Todos os equipamentos (macacos e bombas) deverão ser calibrados e aferidos antes da execução dos serviços de protensão.

Protensão

O macaco e a bomba de protensão devem ser dimensionados levando em consideração a força de protensão determinada em projeto.

Injeção de nata de cimento

Após aprovação dos alongamentos pelo calculista, é executada a injeção de nata de cimento. O traço dessa mistura deverá ser acompanhado e aprovado pela empresa de controle tecnológico de concreto.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário